Câmara Municipal de Barreirinhas - Ma

Sessão Ordinária do dia 26 de Abril de 2022

Foto para o site 1

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Barreirinhas realizada no dia 26 de abril de 2022, foi aprovado o Projeto de Lei Nº002/2022, de autoria do Poder Executivo, que concede pagamento de gratificação especial a servidores públicos por desempenho em suas funções, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade e entrará em vigor após ser sancionado pelo Executivo.

Também foi encaminhado pelo o executivo, o Projeto de Lei de nº001/2022, que estabelece novas alterações na estrutura administrativa da Prefeitura de Barreirinhas, aprovada pela lei nº813 /2021. Propõe reestruturação administrativa voltada ao aperfeiçoamento e modernização dos trabalhos e ao atendimento de todas as exigências e demandas que têm sido encaminhadas ao Poder Executivo. O Projeto de Lei ainda passará por uma apreciação nas comissões de Orçamento e Finanças e Legislação e Justiça.

O Vereador Fernando Leal anunciou a sua mudança de partido. Deixou o Partido Verde e filiou-se ao Partido União Brasil. O Parlamentar agradeceu o seu antigo partido no qual esteve filiado por 2 anos. A mudança de partido visa ampliar sua inserção regional e viabilizar uma candidatura a deputado nas próximas eleições. Ainda nesta sessão o Vereador pediu a Secretaria de Obras que faça um serviço de limpeza, capina e manutenção da rua que liga os bairros São Domingos e Boa vista. Além de manutenção da ponte do povoado Santa Rosa. Ele também agradeceu a Secretaria de Educação, pela melhoria nas condições do transporte de alunos na comunidade Santa Rita. E afirmou que continuará fazendo suas cobranças para que o governo desempenhe ações de forma eficiente para atender as necessidades da população, tanto no transporte escolar quanto na distribuição da merenda escolar.

Vereadora Cilene Mello apresentou o Requerimento nº 02/2022 que solicita a construção de pontos de parada de ônibus com sinalização e cobertura para alunos que aguardam o transporte escolar no bairro Mundico Cosme.

Também apresentou o Requerimento nº 03/2022 que solicita a Secretaria de Obras, uma reforma na quadra poliesportiva localizada na praça do bairro Mundico Cosme, destacou que é preciso realizar uma reforma geral, com pintura, limpeza e melhorias na estrutura para oferecer melhores condições de uso e de segurança aos moradores, para a práticas de atividades físicas e lazer.

O Vereador Oleandro Lima agradeceu a  Secretaria de Obras por atender ao seu pedido de recuperação das estradas vicinais do Povoado Estiva que se encontravam intrafegáveis, deixando a comunidade praticamente isolada, relatou que com essas melhorias  quem ganha é a população, trazendo avanços ao município e atendendo os apelos dos moradores. Ele também cobrou respostas de seus ofícios, requerimentos e solicitações já feitas.

O Vereador Irmão Filho falou sobre alguns benefícios conquistados e que serão implantados na comunidade Jabuti, como o Ensino Médio que irá atender dezenas de alunos, não só da comunidade,  mas também alunos das comunidades vizinhas. Um pedido feito junto a  Secretaria de Educação do Estado. Para o parlamentar, o sentimento é de satisfação em poder participar da realização desse sonho  através da educação, uma ferramenta tão importante para que esses jovens tenham perspectiva de um futuro melhor. O Vereador também anunciou que em breve a comunidade contará com a implantação de um Posto de Saúde que irá beneficiar e atender moradores de toda região. Um pedido feito a Secretaria de Saúde junto ao Ministério da Saúde. Por fim, agradeceu o pedido atendido pela Secretaria de Educação do Município que entregou geladeiras e freezers, atendendo as necessidades das escolas de algumas comunidades.

O Vereador Mauriedson destacou algumas melhorias e ações positivas que a atual gestão municipal vem realizando.  E que vem observando em suas visitas, que escolas da zona rural estão passando por reformas e manutenções e que algumas também já receberam itens de utilidades domésticas,  como a escola São Jorge na comunidade Buriti. O Vereador também observou que a merenda escolar está sendo entregue dentro de um cronograma tanto na sede como na zona rural. No uso de sua fala o vereador fez critica a alguns repórteres e canais de notícias, sem citar nomes, o parlamentar diz que é preciso fazer jornalismo com muita responsabilidade e que não pode ocorrer omissão dos fatos ou distorção dos mesmos, quando assuntos importantes são debatidos em plenária pelos vereadores. Segundo ele, a atuação de um jornalista deve ser de forma isenta e imparcial na produção da notícia ou reportagem. Ele parabenizou a Presidência da Casa por se preocupar em colocar uma Assessoria de Comunicação para que leve a população as notícias de forma clara e objetiva, como os trabalhos, as ações e as reuniões que são realizadas e debatidas no parlamento. O Vereador chamou a atenção do Executivo para a valorização dos agentes comunitários de saúde. E destacou a importância de garantir uma melhor assistência a estes profissionais, até mesmo como uma forma de reconhecimento a todo o trabalho realizado na linha de frente da pandemia, prevenção de doenças e  promoção da saúde.

A Vereadora Socorro Aguiar agradeceu o executivo que, segundo ela, vem se propondo a realizar algumas demandas cobradas pelos Vereadores, isso garante que as ações de políticas públicas cheguem verdadeiramente em todas as regiões e que sejam garantidos todos os direitos da população. A Vereadora também agradeceu as medidas tomadas por meio de seu pedido, na realização dos reparos e manutenção na estrutura física da escola do Povoado Jussaral das Canoas, beneficiando toda a comunidade.

O Vereador Ribinha do Sindicato parabenizou o executivo pela efetivação de Servidores como OSDs e merendeiras, que irão atender as demandas e contribuir nos serviços de algumas escolas da zona rural. Destacou também o fornecimento dos produtos da alimentação escolar que já estão sendo entregues ao município pelos produtores rurais. E anunciou que a população da Comunidade do Braço poderá ser contemplada com o Ensino Médio que atenderá as comunidades vizinhas também.

Por meio de requerimento verbal o Vereador Daniel Júnior solicitou que seja feita a manutenção da iluminação pública no Bairro Santarém, o parlamentar recebeu diversas reclamações de moradores, devido aos muitos pontos escuros por todo o bairro. O Parlamentar já encaminhou um pedido junto a Secretaria de Obras, para que faça os reparos. Uma boa iluminação inibe a ação de vândalos e criminosos, e aumenta a segurança da comunidade. Ele agradeceu a Prefeitura pelos o serviços feitos, como a recuperação da ponte do Sobradinho, um pedido que fez junto com a Vereado Cilene Melo a secretaria de obras.

Antes do encerramento da sessão, a Vereadora e Presidente da Casa Irlanda Batista, manifestou seus sentimentos de pesar aos familiares da ex. Primeira-Dama Dona Ondina Lima Costa (viúva do Ex. Prefeito- Mundico Cosme) A Presidente pediu aos nobres colegas Vereadores e demais presentes, um minuto de silencio em sua homenagem.

ENDEREÇO

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
CNPJ: 06.217.954/0001-37

ATENDIMENTO

de Segunda a Sexta-feira, das 08h às 12h
(98) 9 8730-7715

e-SIC

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
esic@cmbarreirinhas.ma.gov.br