Sessão Ordinária do dia 03 de Maio de 2022

Design sem nome 45

Ocorreu na tarde dessa terça-feira 3 de maio, mais uma sessão ordinária da câmara municipal de Barreirinhas.
Como já era esperado, o clima foi de muita tristeza, pelo falecimento da Presidente do Partido Verde Municipal e sogra do vereador Honorino das Estradas, Dona Raimunda Nonata Macario Santos, no último domingo, 2 de maio.

O Vereador Honorino das Estradas externou os mais sinceros sentimentos, respeito e admiração a uma mulher de grandes ideais que sempre lutou e contribuiu por uma Cidade melhor, e pediu um minuto de silencio.
Os colegas vereadores com sentimentos de pesar e emocionados, prestaram suas condolências e desejaram conforto aos familiares. Essa é uma perda irreparável no meio político, família e sociedade barreirinhense.

O Vereador Amarildo Alves agradeceu o executivo, por meio da Secretaria de Obras por atender o seu pedido de limpeza e manutenção dos cemitérios da cidade. Ele pediu também a Secretaria de Obras, que faça uma vistoria na ponte do Povoado Caboclo II, devido às fortes chuvas que podem estar comprometendo a estrutura da ponte, dificultando a trafegabilidade que é de fundamental importância para moradores que lá residem e transitam na região.

O Vereador Fernando Leal questionou prováveis irregularidades licitatórias envolvendo a empresa que presta serviço de instalação e manutenção de ar-condicionado para o município, cobrou também do executivo, que tome devidas providências em relação ao transporte escolar, principalmente por algumas práticas irresponsáveis de alguns motoristas durante o transporte dos alunos na zona rural. O Vereador recebeu denúncias feitas por pais de alunos que estão preocupados com essa situação.

A Vereadora Socorro Aguiar reforçou a fala do Vereador Fernando Leal e alertou para a seriedade das denúncias. A parlamentar pediu que os órgãos competentes apurem o caso, e tomem as devidas providências, por se tratar de crianças e adolescentes. Por meio de requerimento, a Vereadora solicitou a Secretaria de Obras, em caráter de urgência, a instalação de iluminação pública, manutenção e reposição de lâmpadas no Povoado Aníbal, segundo ela, o povoado encontra - se as escuras e a iluminação é necessária para trazer mais segurança aos moradores e as pessoas que transitam pela comunidade.

Vereadora Cilene Melo, agradeceu a Prefeitura através da Secretaria de Obras pelas melhorias feitas na principal via de acesso ao Residencial Mundico Cosme, que estava em péssimas condições, devido as constantes chuvas.

O Vereador Ribinha do Sindicato, manifestou sua solidariedade e sentimento de pesar aos familiares da professora Marinalva, uma grande educadora da Comunidade Braço. O Vereador ainda em sua fala, agradeceu ao Poder Executivo pelas suas solicitações já atendidas e também pelas ações desenvolvidas por meio da Secretaria da Mulher nos últimos dias, especialmente para mulheres de algumas comunidades do município. O Vereador ainda cobra providencias ao setor responsável pela aquisição de produtos da alimentação escolar, segundo o Vereador, alguns produtores reclamam da falta de pagamento.

Vereador Irmão Filho, parabenizou o Pastor Eleazar Canavieira, pelos excelentes trabalhos que vem desenvolvendo nesse período de um ano à frente da Igreja Assembleia de Deus Missão em Barreirinhas, e ainda reforçou alguns pedidos já feitos por meio de seus requerimentos, como a melhorias em algumas ruas no bairro Santarém, que sofrem com alagamentos que causam transtornos a comunidade e dificulta até mesmo a ida de crianças as aulas que na maioria das vezes tem de passar por poças d`agua.

A Vereadora Sandra Via Box levantou uma questão que logo foi debatida pelos demais Vereadores, que pedem averiguações da Secretaria de Segurança Pública do Município, Conselho Tutelar e autoridades Policiais sobre denúncias que relatam que a praça da família, recentemente construída, já foi alvo de vandalismo, também está sendo usada para consumo de drogas, segundo a denúncia, essa pratica está principalmente entre os jovens. E a falta de segurança e fiscalização é preocupante para quem visita a praça

A Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 001/2022, que autoriza o executivo, a estabelecer novas alterações na estrutura administrativa da prefeitura, aprovados na lei nº 813/2021, recebeu parecer favorável das devidas comissões e aprovado pela maioria dos Vereadores presentes.
Um Projeto de Resolução que antecipa a eleição da nova mesa diretora no biênio 2023/2024, foi aprovado pelo plenário. Após os tramites regulares e análises das comissões, o pedido de antecipação para eleição foi marcado para o próximo dia 10 de maio.