Sessão Ordinária do dia 17 de Maio de 2022

17 1

Na Sessão Ordinária que ocorreu na tarde dessa terça feira, 17 de maio, na Câmara de Vereadores de Barreirinhas, o Projeto Lei de nº004/2022 foi encaminhado pelo Poder Executivo. Ele dispõe sobre a restruturação do Conselho Municipal de Educação, além de revogar as leis de nº 511/2003 e 530/2005. O projeto passará pelas comissões legislação,justiça e redação final. O Projeto de lei de nº 09/2022 de autoria do Vereador Irmão Filho que dispõe sobre a criação do Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde e de ‘Combate às Endemias, foi encaminhado para comissão de saúde e assistência social e comissão de legislação, justiça e redação final. Sendo a provada, a data passa ser comemorado anualmente no dia 31 de março. O Vereador destacou a importância desses trabalhadores da saúde, que desempenham um importante papel em ações de promoção de saúde e prevenção de doenças junto à população.

O Vereador Oleandro Lima, apresentou o Requerimento nº 04/2022, que solicita a implantação de iluminação pública do bairro Guajirú. O Vereador expressou a necessidade desse importante atendimento, sua intenção é proporcionar a todos que residem nessa localidade, mais conforto, tranquilidade e segurança, inibindo assaltos e vandalismo. Ele ainda questionou sobre a necessidade de manutenção da estrada que dá acesso ao povoado Mamede.

A Vereadora Socorro Aguiar, apresentou o Requerimento nº 05/2022, que solicita em caráter de urgência a construção de dois quebra-molas, sendo um em frente ao Centro de Convenções, na Av.31 de março, e um outro, de esquina com a Praça da Família, que liga a Rua da Expoema no Bairro Ladeira. Ela também chamou atenção para a Avenida da Rodoviária, nas proximidades do posto Sebite que, em sua opinião, se faz necessário também a construção de quebra-molas. A Parlamentar cobrou da Secretaria de Educação, soluções para o transporte escolar na região de Areias, segundo ela, alunos do ensino médio das comunidades Tucuns e Bom Passar, não estão sendo atendidos com o transporte. Um problema que precisa ser resolvido para que os alunos não sejam prejudicados no ano letivo. Ela também fez uma denúncia, a respeito de uma monitora do transporte escolar que não estaria fazendo sua função de forma correta, de garantir a segurança e auxiliar no embarque e desembarque das crianças. E existem relatos de agressões. O caso será investigado e apurado para que sejam tomadas as devidas providencias.

O Vereador Fernando Leal cobrou do Executivo, transporte escolar para Vila São José, tendo em vista que os alunos necessitam urgentemente deste serviço, já que a distância entre a comunidade até a Unidade Escolar se torna uma grande dificuldade. Mais uma vez cobrou sobre a morosidade do Poder Executivo em solucionar não só a falta do transporte escolar, reforma e manutenção de escolas que tem trazido prejuízos a estudantes de várias comunidades do município, como também a manutenção de pontes, limpeza e manutenção de ruas. O Vereador disse que espera que o Governo tome providencias necessárias e administre bem os recursos, aplicando de forma assertiva para atender a polução.
O Vereador Ribinha do Sindicato, cobrou do Poder Público, atenção para as necessidades que algumas comunidades do município precisam, como a manutenção e reforma da Ponte e do Posto de Saúde de Mangas, a situação foi apresentada pelos moradores da localidade para o Vereador, que reforça a extrema necessidade de fazer esses importantes reparos para resolver esses problemas. Ele também solicitou que providencias sejam tomadas para a manutenção da Ponte do Povoado Cocal, assim como em localidades de toda região que se encontram em situações críticas, melhorias são necessárias para facilitar a vida das comunidades que estão sendo prejudicadas.

O Vereador Honorino das Estradas, em sua fala cobrou do Executivo, agilidade para algumas demandas encaminhadas, como o piçarramento para o Bairro Novo Paraiso, pavimentação da Rua Projeta, melhoramento da escola de Palmeira dos Ferreiras e também de estradas da região. O Vereador chamou atenção para os problemas que o povoado Armazém vem enfrentando, como a falta escola., além da ponte intrafegável, que causa transtorno para a comunidade e para quem precisa por ali se deslocar. Ele cobrou soluções para que essa situação seja resolvida o mais breve. Ele reiterou que é missão do Vereador, apresentar as demandas da população, levar ao poder público e cobrar para que os serviços sejam realizados. Muitos com certa urgência, como é o caso da ponte do Armazém, pediu mais compromisso com os pedidos já feitos pelos Parlamentares.

O Vereador Daniel Junior, cobrou da Secretaria de Educação, a instalação de forro e ar condicionado na escola Socorro Gonçalves do Povoado Sobradinho, que mesmo com reforma, o serviço ainda não foi feito, e também cobrou a pintura do prédio, para a conclusão da reforma da escola do Povoado Baixão dos Júlios.