Sessão Ordinária do dia 31 de Maio de 2022

2bbbf2b6 95d1 433b ad5e 2cef85465ad0

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barreirinhas que ocorreu na tarde desta terça feira 31 de maio, a Senhora Aguida Dias no uso da tribuna livre, buscou apoio junto aos parlamentares, avanços na melhoria do morro da ladeira, que ao longo dos anos vem sofrendo erosões, ela pediu as autoridades competentes providencias, como contenções que impeçam ainda mais o avanço da areia.

A Vereadora Sandra Via Box, apresentou requerimento, onde solicita ao Poder Público, melhorias na iluminação pública no Povoado Palmeira dos Reis, com a colocação de lâmpadas em todo o povoado. A Vereadora expos as constantes reivindicações dos moradores da localidade. O Povoado encontra-se às escuras, um risco a segurança das pessoas que por ali transitam no período noturno, a Parlamentar ainda fez agradecimentos a Secretaria de Segurança por atender o seu pedido, de colocar segurança nas praças da família. Que garante um ambiente mais organizado e seguro para a população.

O Vereador Rodrigo Dias, encaminhou ao executivo, requerimento em que solicita a reforma do Estádio de Futebol Wanderson Araújo Santos no bairro Riacho, segundo o vereador o estádio precisa passar por uma manutenção completa, além da ampliação de arquibancada, iluminação e vestiário, para oferecer melhores condições de uso e de segurança aos torcedores e atletas que utilizam desse espaço para prática de esportes. O Vereador também foi autor de indicação que solicita a colocação de iluminação pública para atender a Região das Areias, como os povoados, Carnaubeira, Paul, Caboclo 1, Massangano 1,2, e 3, Tucuns, Tratada, Aníbal, Bom Passar, Buritizal e Riacho, ele destacou que essa ação garantirá a segurança e tranquilidade aos moradores da região.

Novamente, a falta de merenda escolar em algumas escolas do município foi pauta entre os parlamentares, de acordo com o Vereador Fernando Leal, esse assunto é motivo de constates reclamações. Em visita a algumas unidades escolares, o vereador constatou situações críticas, tanto na parte de infraestrutura quanto na parte da merenda dos alunos. O vereador ainda apresentou requerimento que solicitava a presença da chefe do departamento responsável pela distribuição da merenda, a professora Eliane Cantanhede, mas o requerimento não foi aprovado pela maioria do vereadores presentes na casa, a justificativa foi que já havia uma reunião marcada para o dia seguinte, com o Secretário de Educação e com a chefe do departamento com a Comissão de Educação da Câmara para tratar desse assunto e buscar soluções para a falta de merenda, já que os recursos chegaram nas contas do município.

O Vereador Honorino das Estradas, cobrou soluções do governo para a recuperação da ponte do Povoado Armazém, que está em situação crítica, e até o momento nada foi feito por parte do governo para resolver o problema. Ele também falou da falta de iluminação nos povoados Andreza e Onça. O Vereador afirmou que tem visto de perto os problemas, como a necessidade de uma reforma do mercado municipal para proporcionar conforto para as compras e vendas, segurança alimentar e saúde, tanto para os clientes, quanto para os feirantes, além de melhorar armazenamento dos produtos.

O Vereador Oleando, pediu como melhores condições nas estradas da zona rural, entre elas, a estrada que liga o povoado estiva, a outras comunidades da região e pediu maior atenção do executivo para os requerimentos. Segundo ele, cumprir as demandas é de fundamental importância pra atender os anseios da população.

O Vereador Mauri Edson apresentou documentos que, segundo ele, comprovam que as empresas R. Corvel Pereira e a empresa Comercial Carvalho Ltda., podem atuar de forma legal na prestação de serviços para o município, uma vez que dentro do processo licitatório, as empresas apresentaram todos os documentos que são exigidos e que não vê irregularidade na prestação de serviço à Prefeitura de Barreirinhas. Na sessão anterior o Vereador Fernando Leal, havia feito um pedido a prefeitura, para esclarecimento sobre pagamentos de notas fiscais destinadas a essas empresas que prestam serviços ao município.