Câmara Municipal de Barreirinhas - Ma

Sessão Ordinária do dia 21 de Junho de 2022

799e73e7 b2d6 4ffb a91c 50ad104b015e

 

Ocorreu na tarde dessa terça feira,21 de junho, mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Barreirinhas.

O Vereador Amarildo Alves pediu soluções para o acúmulo de lixo na principal rua do comercio e feira livre da cidade, que é deixado mal armazenado, o que causa mal cheiro e atrai urubus e outros animais que acabam espalhando ainda mais o lixo. Segundo o Vereador, isso não pode acontecer em uma cidade que recebe muitos visitantes, mas é importante principalmente para população, manter a cidade limpa é uma tarefa de todos. É preciso que os órgãos competentes tomem medidas urgentes e até mesmo notifiquem comerciantes e feirantes que deixam  o seu lixo de forma inadequada.

O Vereador ainda agradeceu a Prefeitura pelo apoio dado as manifestações folclóricas e aos arraiais que estão acontecendo no município, com o suporte da Secretaria de Obras, nas instalações de iluminação e limpeza.

O Vereador Carlos Dutra cobrou medidas da Secretaria de Obras, para a necessidade de serviços de tapa buracos na avenida 31 de março, além de quebra molas danificados na extensão da avenida e em outros pontos da cidade. São pequenos reparos mas é preciso sim fazer a recuperação. São problemas que podem causar acidentes nas regiões. A preocupação do vereador também é de como será o andamento do trânsito nesse período festivo e férias na cidade e quais as medidas que a secretaria de segurança pública já esta tomando para essa questão.

O Vereador Mauriedson, por meio de requerimento solicitou ao executivo o piçarramento da estrada que liga os Povoados Engenho, Canoas e Juçaral, além da recuperação das pontes, que ficaram bastante danificadas devido ao grande volume de chuvas, de acordo com o vereador, tanto a estrada quanto as pontes têm causado problemas para quem transita na região, e essas comunidades merecem melhores condições e garantias do direito de ir e vir.

A Vereadora Sandra Via Box encaminhou requerimento, onde solicita a reforma da escola Duque de Caxias, localizada no povoado Mirinzal da Branca, em sua justificativa a vereadora disse que é de conhecimento de todos que há vários anos a escola não recebe qualquer tipo de cuidado, atualmente encontra-se em condições ainda mais precárias, precisando de uma reforma geral o mais breve possível, pois a escola tem um papel fundamental na vida de todos os moradores daquela comunidade.

A Presidente, Vereadora Irlanda Batista, apresentou o seu pedido por meio de indicação, em que solicita a manutenção e reparos na iluminação pública do Povoado Pedras, a falta da iluminação pública tem causado transtorno aos moradores, pois ela cumpre o papel de assegurar a população a sensação de segurança na comunidade, ter acesso a esse serviço, é algo que realmente faz diferença na vida das pessoas.

Na pauta o Vereador Irmão Filho apresentou três indicações. A primeira solicita a raspagem do excesso de areia na Rua Missionária no Bairro Cidade Nova, que causa transtorno a quem precisa por ela passar, como atolamento de veículos e em  algumas partes, acumulo de agua. O Vereador ainda solicitou ao Poder Público a construção de dois banheiros para o uso de visitantes no ponto turístico Lagoa Bonita ,em sua terceira indicação o Vereador solicitou a disponibilização de material tecnológico ao Centro de Ensino Estadual Plínio Portugal, na Comunidade Sobradinho, o Vereador ainda pediu providências em relação  da ocupação de diversas calçadas da cidade, uma das  principais avenidas à 31 de março sofre com esse problema, onde o espaço do pedestre está sendo desrespeitado por motoristas, motociclistas e principalmente estabelecimentos comerciais. Ele pediu uma fiscalização mais efetiva das autoridades.

O Vereador Daniel Jr. agradeceu a Prefeitura, pelas obras realizadas na recuperação de buracos no Povoado Sobradinho e pela continuidade do trabalho de recuperação da ponte de madeira do referido povoado.

O Vereador Ribinha do Sindicado destacou a conquista da comunidade Tabocas, pelo recebimento de uma patrulha agrícola, que vai auxiliar muito o trabalho dos agricultores rurais de toda aquela região. Segundo o Vereador, a patrulha agrícola foi conquistada graças a uma emenda do Deputado Bira do Pindaré, o Vereador ainda pediu atenção a empresa responsável pelo fornecimento de energia no município, para que faça a poda nas arvores, galhadas, que estão obstruindo a rede de energia elétrica, e podem causar acidentes, como o ocorrido na semana anterior, que levou um cidadão a óbito na zona rural.

A Vereadora Cilene Melo parabenizou toda a congregação da Assembleia de Deus em Barreirinhas, onde esteve participando do culto de comemoração ao centenário da igreja.

A Vereadora Cilene continuou sua fala agradecendo a Prefeitura pela recuperação da rua da entrada do residencial Mundico Cosme. Ela também cobrou a melhorias na iluminação de algumas ruas do bairro que ainda encontra-se as escuras. Cobrou o melhoramento da rua do lixão, que está em péssimas condições. O objetivo é facilitar a circulação de veículos e atender a reivindicações de inúmeras pessoas que passam diariamente nessa rua.

O Vereado Honorino das Estradas pediu ao executivo, que dê mais atenção às muitas reivindicações que são feitas em prol da população, é necessário que o poder executivo se preocupe um pouco mais e possa resolver os muitos problemas que a cidade enfrenta. O Vereador ainda pediu o melhoramento, como a raspagem em uma das estradas que dá acesso ao Povoado Tabocas, trecho do ponto de parada da estrada que liga Barreirinhas, a Urbano Santos.

Por meio de Requerimento Verbal o Vereador Olenadro, solicitou ao poder executivo a construção de uma parada de ônibus coberta no Bairro Vila Anselmo, para atender os estudantes daquela localidade, em dias de muito sol ou em dias de chuva, não tem local adequado para aguardar o ônibus escolar, motivo pelo o qual é de estrema importância a realização desse pedido.

O Vereador Rodrigo Dias, pediu atenção do poder público em relação a rua 7 de setembro, no Bairro Ladeira, próximo ao antigo búfalo grill. O problema é um bueiro que vem causando transtornos a meses, que além do mal cheiro está jogando esgoto na galeria.

ENDEREÇO

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
CNPJ: 06.217.954/0001-37

ATENDIMENTO

de Segunda a Sexta-feira, das 08h às 12h
(98) 9 8730-7715

e-SIC

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
esic@cmbarreirinhas.ma.gov.br