Sessão Itinerante- Povoado Manoelzinho- 30 de Junho de 2022

65fd1d5d 144b 443a a425 712690696394

A Câmara Municipal de Barreirinhas realizou na tarde dessa quinta feira 30 de junho, a sua segunda sessão itinerante de 2022, ocorrida no povoado Manoelzinho.

Estiveram presentes lideranças e populares de comunidades da região que através dessa iniciativa, puderam assistir e conhecer de perto o funcionamento do poder legislativo. Os moradores tiveram a oportunidade de fazer as suas solicitações para melhorias na educação, saúde, iluminação pública, estradas e pontes, além de outros debates também relevantes para a sua comunidade e região.

Esta Sessão Itinerante, busca a aproximação entre o poder legislativo e os cidadãos da zona rural que não podem acompanhar as sessões na sede da câmara.

De autoria do Vereador Mauridison, o Projeto de Lei de nº 10/2022 institui no calendário oficial do municipal, o dia da Missão Kalleb, que passará a ser comemorado anualmente do último sábado de mês de julho. O Vereador explicou que esse projeto é de cunho voluntário e social e estimula os jovens a ajudar os que mais precisam em comunidades da região.

Ainda na pauta: o Vereador Ribinha do Sindicato, por meio de requerimento, solicitou ao Poder Executivo Municipal a construção de uma escola municipal de educação no Povoado São José dos Sacos. Para o Vereador, a construção de uma escola facilitará a mobilidade dos pais com as crianças, evitando a locomoção para outras localidades e assegura uma educação de qualidade que contribui para o desenvolvimento das crianças.

O Vereador Irmão Filho em sua indicação, solicitou que seja implantado uma equipe da estratégia de saúde da família para atender o Povoado Ponta do Buriti e comunidades vizinhas, de acordo com a justificativa apresentada, o objetivo é garantir o atendimento adequado, disposto na política nacional de atenção básica, com qualidade a essas famílias, com o número adequado de pessoas a serem atendidas por cada equipe.

O Vereador Honorino das Estradas por meio de indicação solicitou do Executivo o piçarramento da estrada que liga os povoados São Miguel, Arraial e Mombuca, que vivem em total isolamento, segundo o Vereador Honorino, a solicitação se faz necessária devido ao péssimo estado da referida estrada, destaca ainda, que o pedido de melhoria vem dos próprios moradores das localidades mencionadas e que o atendimento da presente indicação irá beneficiar muitas famílias.

A Vereadora Cilene Melo cobrou do Executivo maior fiscalização para Praça da Família, mais precisamente, a área de lazer das crianças, que possa haver uma fiscalização sobre  a idade adequada pra utilização a certos brinquedos, a Vereadora lamentou a falta de consciência de muitos adolescentes e até mesmo adultos que na maioria vezes acabam danificando os brinquedos.

Os Parlamentares presentes neste importante momento de Sessão Itinerante no Povoado Manoelzinho, fizeram questão de ir à tribuna para falar diretamente com os presentes. O resultado foi considerado muito positivo, e essa aproximação é fundamental para que o cidadão compreenda não só o funcionamento da Sessão, mas para que ele esteja mais próximo de seus representantes e perceba a importância da Câmara de Vereadores na vida do Município, visando buscar soluções para os diferentes problemas de cada localidade.