Sessão Ordinária do dia 05 de Julho de 2022

WhatsApp Image 2022 07 08 at 16.07.01

A Câmara Municipal de Barreirinhas realizou na tarde dessa terça-feira, 5 de julho, a última Sessão do primeiro semestre de 2022,

Os Vereadores aprovam por unanimidade o Projeto de Lei de número 003/2022, de autoria do executivo, que dispõe sobre as diretrizes de elaboração e a execução da lei orçamentaria que estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano de 2023, agora o projeto retorna ao executivo para ser sancionado.

A Vereadora Cilene Melo, apresentou três requerimentos, primeiro solicitou do Poder Executivo, junto à Secretaria de Obras e Infraestrutura, a instalação de manilhas para o escoamento da água na Rua do Pequi, próximo a Igreja Adventista no Povoado Sobradinho. No Segundo Requerimento solicitou atenção a iluminação pública do Povoado Sobradinho, de acordo com a Vereadora, alguns locais necessitam urgentemente de reparos na iluminação, como a Avenida Principal, Rua dos Crentes e Rua da Cacimba. Em seu terceiro requerimento, a vereadora solicitou a instalação de sinalização de trânsito na Avenida Rodoviária na Cidade Nova, principalmente no trecho próximo da rua que dá acesso ao Hospital Geral de Barreirinhas, a falta de sinalização tem preocupado a população, devido ao crescente fluxo de veículos, se tornando um perigo para os moradores com constantes acidentes no local. Por isso é importante instalar a sinalização e redutor de velocidade, que vão garantir maior segurança a todos.

A Vereadora Socorro Aguiar por meio de requerimento, solicitou do Executivo a implantação de uma casa de apoio na capital do Estado, São Luís. Esta casa de apoio, teria o intuito abrigar as pessoas que não possuem estadia ou condições de se manter na capital, principalmente para dar assistência àquelas pessoas que precisam deslocar do município para fazer algum tratamento de saúde, que na maioria das vezes não tem pra onde ir, nem sempre tem parentes ou amigos para recebê-los. Destacou a vereadora.

O Vereador Amarildo Alves agradeceu a Prefeitura pelo incentivo e apoio as manifestações culturais e a festividade junina ocorrida no arraial da boa vista, assim também agradeceu a todos colaboradores e toda população que participou da festividade no São João.

O Vereador Oleandro, cobrou do Executivo com urgência uma sinalização de trânsito, com pintura de faixa de pedestre e quebra-molas em frente à Escola Matos Carvalho, na Avenida Carnaubal, segundo o Vereador, é uma avenida de muito movimento que está se tornando bastante preocupante pois torna a travessia para escola muito perigosa.

O Vereador Ribinha do Sindicato cobrou do Executivo, providências e reparos no Posto de Saúde do Povoado Braço, o Vereador destacou a necessidade de ampliação e reparos urgentes nas instalações desta unidade que atende toda a região, outro ponto enfatizado foi a recuperação da Estrada do sinal, que liga o Povoado Manoelzinho, São Miguel e  Palmeira dos Eduardos, chegando até as Guaribas, uma importante linha de transporte que está em condições ruins de tráfego, principalmente em virtude das chuvas que castigaram a região, é preciso melhorias e execução desse serviço de recuperação.

A Vereadora Sandra Via Box, pediu providencias também para reforma e ampliação do Posto de Saúde do Povoado Tapuio, segundo ela essa ação é de vital importância para atender a atual demanda da comunidade, sabemos também do péssimo estado de conservação do prédio, bem como da ausência de espaço físico para a realização das atividades necessárias, destacou a Vereadora.

O Vereador Honorino das Estradas falou que apesar do ressesso parlamentar, os trabalhos irão continuar, na busca de soluções dos diversos problemas que o município enfrenta, e sempre mantendo proximidade com a população, fiscalizando, legislando e reivindicando as demandas do povo. Ele ressaltou que estará vigilante em busca de resguardar o direito do cidadão barreirinhense.

O Vereador Irmão Filho, em sua fala agradeceu pelos 18 meses de mandato. O Vereador declarou que tem aprendido muito com os colegas Vereadores e vem abraçando muitas causas em prol do Município. Ele parabenizou o Executivo pelas melhorias em algumas Estradas da Zona Rural e em algumas vias na sede do município. Segundo ele os trabalhos não podem parar, pois quem ganha com esses serviços já realizados é somente a população, disse o Vereador.

O Vereador Mauriedison, falou da importância da criação de uma escola de música em Barreirinhas pelo poder público, o Vereador disse que uma escola de música é fundamental para nossa cidade. E teria como objetivo incentivar a crianças, os jovens a desenvolverem certo gosto pela arte, ajudaria a formar novos artistas, além de enriquecer a cultura local, o Vereador cobrou ainda, a construção de posto de saúde para atender a Comunidade Vigia, solicita ao executivo a necessidade desse posto de saúde, que terá um papel importante de garantir o acesso da população da comunidade a uma atenção à saúde de qualidade, promovendo diversos serviços básicos de saúde, sem precisar se deslocar para longe.

A Vereadora e Presidente Irlanda Batista, em sua fala observou que devido a muitos acidentes ocorridos nos últimos dias é necessário que a Secretaria de Segurança faça ações para a melhoria do trânsito local para evitar futuros acidentes.

Ações de conscientização no trânsito são necessárias para evitar novos acidentes e dar mais conhecimento aos pedestres e motoristas. A Vereadora, encerrou os trabalhos plenários do primeiro semestre desse ano, agradecendo seus colegas e destacando a atuação dos vereadores no pleno exercício das competências do legislativo, pautado sempre pelos interesses da população e ajudando a conduzir a casa nestes primeiro seis meses. Também agradeceu o empenho dos funcionários pelo bom desempenho nos trabalhos e ações, que são realizados no parlamento e nas sessões itinerantes e aos cidadãos que acompanham sempre os trabalhos do parlamento, ressaltou.