Câmara Municipal de Barreirinhas - Ma

Veja o que aconteceu na Sessão Ordinária realizada no dia 16.08.2022

WhatsApp Image 2022 08 22 at 20.12.25

 

Ocorreu na tarde desta terça feira, 16 de agosto, mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barreirinhas.


Ao iniciar a sessão, a Presidente, Irlanda Batista, pediu um minuto de silencio, em nome do vereador Carlos Dutra, pelo falecimento do Sr. Jose Carvalho Dutra, pai da professora da Rede Pública Josy e transmitiu o seu respeito a toda família pela grande perda.


Na continuidade dos trabalhos da casa, o Vereador Fernando Leal cobrou da atual Gestão Municipal comprometimento na distribuição da merenda escolar. Segundo o parlamentar, a situação só se agrava para os alunos que dependem da merenda escolar, e pediu que a gestão assuma realmente o compromisso, com maior celeridade e eficiência, para que o problema seja resolvido. O Vereador ainda denunciou que na zona rural do município, um menor de idade estaria dirigindo um dos veículos que faz o transporte escolar e que outros motoristas também não teriam habilitação. Ele também cobrou a falta de transporte escolar para atender as crianças dos povoados Santa Rita e Ladeira, que precisam se deslocar até a escola com muita dificuldade. Por último, o Vereador pediu a Secretaria Obras uma vistoria para fazer um serviço de manutenção da ponte do piripiri, a estrutura está comprometendo a passagem de veículo e suas condições atuais oferecem riscos a quem precisa passar pelo local.


A Vereadora Socorro Aguiar, em sua fala, disse que é preocupante a situação da merenda escolar, é inaceitável que com um ano e meio de gestão a distribuição da alimentação escolar continua com sérios problemas, tendo em vista a falta regular de itens básicos ou seu fornecimento em quantidade insuficiente. Questionou sobre o transporte escolar que é um outro problema que muitos alunos enfrentam diariamente, diante disso, a vereadora pediu que o governo municipal tome medidas que possam resolver essa situação de uma vez por todas. Um outro assunto questionado pela vereadora foi sobre Empresa Vox, responsável pela limpeza urbana da região das praias, segundo a vereadora a empresa não vem prestando um serviço adequado, a cidade está suja, com grande acúmulo de lixo, segundo ela, os veículos que fazem a coleta não estão passando em suas rotas e os garis estão sem seus equipamentos de proteção. A Vereadora solicitou a presença do responsável pela empresa para dar os devidos esclarecimentos sobre o problema, já que a situação só vem piorando.


Ainda na pauta, o Parlamento aprovou a realização de uma Sessão Solene para homenagear os 101 anos da Igreja Assembleia de Deus no Brasil, de 100 anos da igreja no Maranhão, e também pelo dia do jovem Assembleiano. A proposta de homenagem foi feita pelo Vereador Irmão Filho, por meio de Requerimento e aprovada, durante sessão ordinária dessa terça-feira. A solenidade já tem data marcada e será realizada na segunda-feira, 22 de agosto. A proposição foi no sentido de mostrar a gratidão do Parlamento aos relevantes serviços desenvolvidos pela Igreja durante todos esses anos de existência, destacou o vereador.


A Vereadora Cilene Melo parabenizou o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Obras, pelos serviços realizados na melhoria em alguns pontos da iluminação pública nas comunidades Sobradinho e Raiz.
A Vereadora pediu uma solução a respeito da coleta de lixo no Povoado Sobradinho, segundo ela, o serviço não está sendo feita regulamente. Na rua da Cacimba, moradores reclamam que o veículo que faz a coleta não passa no local e o acúmulo do lixo vem causando transtornos. a parlamentar também pediu melhorias na quadra do Povoado São Jose das Varas, como manutenção na estrutura, pintura e colocação de refletores, salientou que é o único local que a comunidade tem para realizar seus eventos e praticar atividades esportivas e que a reivindicação foi feita pela própria comunidade. Um outro questionamento feito pela vereadora foi a falta d´água no Residencial Mundico Cosme, que a Caema dê uma resposta e resolva essa situação crítica.


O Vereador Mauriedson parabenizou a gestão municipal e destacou o bom trabalho de piçarramento feito na estrada que liga os povoados Gira Mundo, Palmeirinha e Mamede, o vereador ainda cobrou providencias para que seja feito serviço alteamento das pontes nos povoados Canoas, Jussaral e Engenho, segundo o vereador são pontes importantes para as pessoas que moram naquela região, que durante o inverno fica intrafegável pelos alagamentos, ainda pediu o serviço de piçarramento para melhorar a estrada que liga essas localidades, assim como também o piçarramento para melhorar o acesso as comunidades Laçador, Vale Porto 2 e Queimadas, ressaltou que o objetivo é facilitar o acesso dos moradores a essas localidades.


A Presidente Irlanda Batista parabenizou seus nobres colegas vereadores pelo dia dos pais, a data que foi comemorada no último domingo, 14 de agosto, e parabenizou em especial o seu querido pai, Sr.Jajão, que mesmo não estando presente em vida será sempre sua referência, como um grande homem e herói.


As sessões ordinárias ocorrem normalmente as terças feiras, às 16 horas aberta ao público e com transmissão ao vivo pelo canal oficial no facebook e radio Barreirinhas Fm, acompanhe e fique por dentro do que acontece no Poder Legislativo Municipal.

 

ENDEREÇO

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
CNPJ: 06.217.954/0001-37

ATENDIMENTO

de Segunda a Sexta-feira, das 08h às 12h
(98) 9 8730-7715

e-SIC

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
esic@cmbarreirinhas.ma.gov.br