Câmara Municipal de Barreirinhas - Ma

Veja o que aconteceu na Câmara Municipal de Barreirinhas na Sessão Ordinária do dia 16 de novembro de 2022

sessão 16.08

Devido ao feriado de Proclamação da República no dia 15 de novembro. A sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barreirinhas foi realizada na tarde de quarta-feira, 16 de novembro.


A presidente Irlanda Batista, no início dos trabalhos, pediu um minuto de silencio em memoria ao jovem Gabriel Pires, que faleceu nessa terça-feira, 15 de novembro, Gabriel estava internado e era uma das vítimas do trágico acidente de trânsito, ocorrido no último dia 4 de novembro. A parlamentar transmitiu sentimentos aos familiares e amigos.


Na pauta, o Vereador Honorino das Estradas, por meio de requerimento solicitou do executivo a instalação de paradas de ônibus para alunos se abrigarem, enquanto aguardam o transporte escolar, nos bairros Cidade Nova, Vila Anselmo, Boa Fé, Riacho, Aeroporto, Carnaubal, Murici, Residencial Brasil, Centro. O vereador ainda agradeceu o executivo pelo início dos serviços de melhoramento na estrada que liga o povoado Varas ao Gonçal.
O Vereador Irmão Filho apresentou indicação solicitando do executivo por meio do setor responsável, melhorias na iluminação pública do povoado Jabuti, com a manutenção e instalação de kits de iluminação. Considerando que a Iluminação Pública é um dos requisitos básicos para se oferecer mais segurança para a comunidade. o Vereador também agradeceu o executivo pelos trabalhos de melhorias iniciados na rua Indianapolis, no bairro Riacho.

O Vereador Amarildo apresentou o projeto de lei Nº 13/2022, que dispões sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais informarem aos consumidores o prazo de validade dos produtos em promoção em local de fácil visualização, com o uso de placa informativa por exemplo. O projeto passa pela comissão de legislação, justiça e redação final.

A Câmara aprovou dois projetos de decreto Legislativo, Nº 02/2022 e 03/2022 propostos pela vereadora Irlanda Batista, que dispõe sobre a outorga do Título de cidadania Barreirinhense, para a Senhora Maria das Graças Rodrigues Silva Lopes, servidora da área da saúde e para o Senhor Catulé Júnior ex-secretário de turismo do estado.

Durante a sessão foram apresentados 6 novos projetos de decreto legislativo pelos parlamentares,
2 de autoria da Vereadora Socorro Aguiar que dispõe sobre a outorga de Título de Cidadã Barreirinhense, a Senhora Katia Regina Marques Ferreira, educadora e ao Senhor José Ribamar Souza Silva, professor de música e conselheiro tutelar.


A Vereadora Cilene Melo apresentou 2 projetos que Outorga o título de Cidadão Barreirinhense ao Senhor Paulo Sergio Ribeiro Martins, policial militar e ao Senhor Luís Roberto Rodrigues da Silva, Empresário da área de Gastronomia.


De autoria da Vereadora Sandra Via Box o projeto Outorga o título de Cidadão Barreirinhense ao Senhor Valter Di, Advogado.


De autoria do Vereador Carlos Dutra, o projeto outorga o título de Cidadão Barreirinhense ao Senhor Elcivaldo de Sousa Sales, também Advogado.


Os Projetos estão em tramitação na Câmara.

 

Os parlamentares parabenizam a gestão municipal, pela realização da maior festa cultural do município, a vaquejada de Barreirinhas, que chegou a sua 37ª edição, que além de gerar lazer e diversão, gera economia para os cidadãos. Também destacaram a implantação da patrulha Maria da Penha em Barreirinhas que tem a missão de ampliar os instrumentos de segurança pública à disposição da sociedade, principalmente das mulheres em situação de risco e fragilidade em relação à violência familiar e assim, diminuir os índices de violência contra as mulheres no nosso município.

 

ENDEREÇO

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
CNPJ: 06.217.954/0001-37

ATENDIMENTO

de Segunda a Sexta-feira, das 08h às 12h
(98) 9 8730-7715

e-SIC

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
esic@cmbarreirinhas.ma.gov.br