Veja o que aconteceu na Câmara Municipal de Barreirinhas na Sessão Ordinária do dia 22 de novembro de 2022
- Detalhes
- Categoria: NOTÍCIAS
- Publicado: 29 Novembro 2022
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barreirinhas realizada na tarde dessa terça-feira, 22 de novembro, a Vereadora Socorro Aguiar por meio de Requerimento, solicita reparos ou trocas de 2 caixas D’agua que abastecem o Povoado Vera Cruz, segundo a vereadora as mesmas encontram-se se danificadas, causando transtornos no abastecimento de água na comunidade.
Por meio Indicação, o Vereador Honorino das Estradas solicitou do executivo a pavimentação com piçarramento da Rua Projetada, no bairro São Francisco, por ser uma via com bastante circulação e fazer ligação com os Bairro Boa Fé, Vila Anselmo e Laçador.
A Câmara aprovou alguns Projetos de Decreto Legislativo:
* Dois de autoria da Vereadora Socorro Aguiar, que concede Título de Cidadã Barreirinhense a Senhora Katia Regina Marques Ferreira e ao Senhor José Ribamar Souza Silva.
* Dois de autoria da Vereadora Cilene Melo que concede o título de Cidadão ao Senhor Paulo Sergio Ribeiro Martins, e ao Senhor Luís Roberto Rodrigues da Silva.
* Um de autoria da Vereadora Sandra Via Box, que concede título de Cidadão ao Senhor Valter Dias Calisto.
* Um de autoria do Vereador Carlos Dutra, que também concede título de Cidadão Barreirinhense ao Senhor Elcivaldo de Sousa Sales.
Na sessão foram apresentados novos projetos de decreto legislativo pelos parlamentares,
três apresentados pelo Vereador Irmão Filho, que dispõe sobre a outorga do Título de Cidadão Barreirinhense, ao Senhor Gilvan Cunha de Jesus, Bombeiro Militar, ao Senhor Genival da Conceição Barros, empresário do ramo de moveis e material de construção, e ao Senhor José Alexandre Sousa Reis, missionário da igreja Assembleia de Deus, que desenvolve trabalhos sociais.
O Vereador Oleandro, apresentou projeto que Outorga o título de Cidadão Barreirinhense ao senhor Diego Serra Reis, que além de músico, faz parte da academia Barreirinhense de Letras.
De autoria do Vereador Carlos Dutra, Projeto que Outorga o título de Cidadão Barreirinhense ao Senhor Dion Ferreira de Almeida, ex-secretário de Administração e de meio ambiente do município e ex-diretor do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
A Vereadora Socorro Aguiar, também apresentou um projeto que dispõe sobre a outorga de título de cidadão ao Senhor Francisco das Chagas Andrade Soares, ambientalista e atual diretor da defesa civil.
A Vereadora Sandra Via Box, apresentou mais dois projetos, que Outorgam o título de Cidadão Barreirinhense ao Senhor Egrinaldo Carneiro da Silva e Gilva da Silva Carneiro, ambos empresários do setor turístico com trabalhos sociais. Os projetos serão apreciados pela comissão de Legislação, justiça e redação final.
A Vereadora Sandra Via Box, ainda, apresentou o Projeto de Lei de número 15/2022, que dispõe sobre a publicação, no site da Prefeitura de Barreirinhas, a lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas, exames e outros procedimentos na rede pública de saúde do município, e dá outras providências, o projeto passará pela comissão de legislação, justiça e redação final e pela comissão de saúde.
O Vereador Rodrigo Dias, solicitou ao poder público a instalação de um telão em praça pública para que a população possa assistir aos jogos da seleção brasileira na copa do mundo de futebol.
O Vereador Oleandro parabenizou a Equipe que realizou ação de conscientização- trânsito seguro, que aconteceu em uma das principais avenidas da cidade. Ele cobrou do poder público ações mais efetivas para garantir melhor segurança no trânsito e parabenizou também os nobres colegas vereadores engajados nessa causa que por meio de seus pedidos melhoraram o trânsito da cidade através da ação realizada na tarde do dia 22 de novembro.
O Vereador Daniel Junior, cobrou a conclusão dos serviços de recuperação da rua próximo ao Dedé Construção, no Bairro Santarém. Cobrou medidas urgentes da secretaria de obras para a recuperação da ponte do povoado Atoleiro, que encontra-se intrafegável. O vereador comentou ainda sobre o problema das filas nos bancos, principalmente na Caixa Econômica, com filas gigantescas. O vereador afirmou que fará um reunião para buscar ações que possam resolver esse problema.
A vereadora Cilene Melo, chamou a atenção do executivo para melhorias em alguns pontos das ruas do Pequi e Rua do São Roque, no Sobradinho, pediu a colocação de manilhas para ajudar no escoamento das águas durante o período das chuvas, para evitar transtornos para os moradores dessas áreas.
O Vereador Irmão Filho, em sua fala fez críticas a atuação da Administração na manutenção e conservação das vias públicas do município, em especial nas áreas da zona rural e cobrou ações efetivas do governo municipal. O vereador citou a situação de pontes e áreas críticas, que se não houver melhorias antes das chuvas podem causar sérios problemas para as comunidades, segundo ele, medidas devem ser tomadas para garantir o direito ao povo.
A Vereadora Socorro Aguiar, destacou a implantação da coleta seletiva do lixo em Barreirinhas, que irá contribuir para a preservação do Meio Ambiente, além de gerar renda para os catadores de materiais recicláveis e, principalmente, promover a educação social. A parlamentar pediu a toda população que colabore com essa importante ação. E também cobrou o serviço de recuperação da passarela e atracadouro no portinho da comunidade Tapuio.
A presidente da Câmara, Irlanda Batista, ao encerrar a sessão, faz um lembrete para quem ainda não se vaciou ou quem está com suas doses atrasadas, que procure um posto de saúde para vacinação, devido a novos casos do corona vírus.