Sessão Ordinária do dia 29 de novembro de 2022 da Câmara Municipal de Barreirinhas

71488e50 f71f 4782 9498 069655af8c90

Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barreirinhas realizada no dia 29 de novembro de 2022.
A Câmara aprovou 2 projetos de Decreto Legislativo,
de autoria da Vereadora Sandra Via Box, que concedem Título de Cidadania Barreirinhense, ao Senhor Egrinaldo Carneiro da Silva e à senhora Gilva da Silva Carneiro.
- De autoria do Vereador Irmão Filho, 3 projetos que outorgam de Título de Cidadão ao Senhor Gilvan Cunha de Jesus, ao Senhor Genival da Conceição Barros, e ao Senhor José Alexandre Sousa Reis.
- De autoria do Vereador Oleandro, 1 projeto que concede título de Cidadão Barreirinhense ao senhor Diego Serra Reis.
-De autoria do Vereador Carlos Dutra, 1 projeto que concede o título de Cidadão ao Senhor Dion Ferreira Barros de Almeida.
- De autoria da Vereadora Socorro Aguiar, 1 projeto que concede título de cidadão barreirinhense ao Senhor Francisco das Chagas Andrade Soares.

Ainda na pauta, foi aprovado em plenário o projeto de lei de número 12/2022, de autoria do Vereador Irmão Filho, que reconhece O PROMIFE, PROJETO MISSÕES DE FÉRIAS como Patrimônio Religioso Cultural Imaterial do Município de Barreirinhas, O PROMIFE é um projeto anualmente realizado pelos jovens da Igreja Assembleia de Deus. O vereador ainda apresentou uma indicação, onde solicita a pavimentação em bloquete da avenida principal do povoado Jabuti, visando melhorias no acesso para os moradores.

O Vereador Amarildo Alves, apresentou projeto de lei, de número 14/2022, que propõe estabelecer critérios e condições para incentivar o primeiro emprego no município, a jovens com idade de 16 a 24 anos, que normalmente têm instabilidade econômica, altas taxas de desemprego e exclusão social. Os jovens normalmente já tem mais dificuldade para entrar no mercado de trabalho. O projeto passa agora pela comissão de legislação, justiça e redação final.
Foi apresentado o projeto de lei de número 16/2022, de autoria do Vereador Ribinha do Sindicato, que dispõe sobre a proibição de pulverização aérea de agrotóxico em todo território do município de Barreirinhas. A medida visa reforçar as leis já existentes no município que proíbem e principalmente combatem os malefícios dos agrotóxicos que podem atingir tanto agricultores quanto moradores da cidade que podem vir a consumir alimentos contaminados. A ideia é garantir a produção de alimentos saudáveis a toda população. O projeto será encaminhado para a comissão de legislação, justiça e redação final.
Durante a sessão foram apresentados novos projetos de decreto legislativo pelos parlamentares:
-Projeto apresentado pelo Vereador Fernando Leal, que dispõe sobre a outorga de Título de Cidadã Barreirinhense à senhora Marizam Raposo Silva, empresária do ramo de moveis e calçados.
-De autoria do Vereador Amarildo Alves ,projeto que Outorga o título de Cidadão Barreirinhense ao Senhor Kleber Sousa Pinto, empresário do ramo de tecnologia, e apoiador em trabalhos sociais.

- De autoria do vereador Rodrigo Dias, 2 projetos que outorgam o Título de Cidadania Barreirinhense ao senhor Auricelio Pinto Brito, empresário de confecções e a Senhora Rita de Cassia Santo e Silva, bioquímica.
Os projetos serão apreciados pela comissão de Legislação, justiça e redação final.

Foram encaminhados 2 projetos de lei, de número 12/2022 que dispõe sobre o aumento dos limites urbanos da sede do município.
E de número 13/2022, que dispõe sobre a regularização fundiária urbana principal de Barreirinhas. Ambos tiveram alterações e passam novamente para serem revisados e apreciados pelas comissões de Legislação, justiça e redação final, orçamento e finanças e comissão de obras e serviços públicos e turismo.

Ainda na sessão o Vereador Fernando Leal realizou seu pronunciamento destacando principalmente, as pendências de algumas obras estruturais e na educação bem como o mal uso do dinheiro público. Segundo ele, a gestão municipal está deixando a desejar, com serviços inacabados e atendimento precário na saúde. É lamentável disse o parlamentar.

Os Vereadores Daniel Junior e Cilene Melo, destacaram as obras já realizadas na comunidade Sobradinho, e a Situação da escola Socorro Gonçalves, que mesmo passando por reformas, foi alvo de protesto dos seus alunos que cobram melhorias, como a instalação de ar-condicionado nas salas de aula. Já há um pedido feito por meio de indicação do Vereador Daniel Junior, encaminhado ao executivo.

O Vereador Carlos Dutra é o novo líder do Governo na Câmara de Vereadores, a convite do Prefeito Amílcar Rocha.
Carlos Dutra, já foi secretário e presidente da casa com uma longa carreira na vida política. Em seu discurso na tribuna o novo líder do governo se colocou à disposição de todos os parlamentares e garantiu que será um elo de ligação do parlamento para dialogar junto a administração municipal.
Os demais parlamentares parabenizam o novo líder do governo.

A Vereadora Sandra Via Box e a Presidente Irlanda Batista, se dizem preparadas, para enfrentarem juntos os desafios postos e participar das principais discussões para melhorias do município.