Sessão Ordinária- 07 de março de 2023 da Câmara Municipal de Barreirinhas
- Detalhes
- Categoria: NOTÍCIAS
- Publicado: 10 Março 2023
Na tarde dessa terça feira, dia 7 de março de 2023, foi realizada a sessão ordinária da câmara municipal de Barreirinhas. Na pauta do dia, os parlamentares aprovaram por unanimidade o projeto de lei de número 15/2022 de autoria da Vereadora Sandra Via Box, que torna obrigatória a divulgação no site da prefeitura de Barreirinhas da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas, exames e outros procedimentos na rede municipal de saúde. Sandra Via Box, comentou que é preciso dar a necessária e indispensável transparência às listas na rede pública, possibilitando ao usuário fazer o acompanhamento de sua progressão na fila de espera. O Projeto de Lei segue agora para sansão do Poder Executivo. A vereadora ainda apresentou duas indicações. A primeira solicitou do poder executivo, a reforma da ponte da Santa Maria, que devido às chuvas está ficando intrafegável, prejudicando o acesso a uma importante via da região, na sua segunda indicação a Vereadora solicitou que seja feita a reforma da escola Raimundo Machado dos Santos, no povoado Jurubeba, que se encontra com sua estrutura comprometida, precisando de melhoria de uma reforma geral.
O Vereador Irmão Filho, também apresentou duas indicações, a primeira solicita ao governo do estado, pavimentação em bloquete nas comunidades Cantinho, Santo Antônio e Tapuio. Segundo o parlamentar, há necessidade de oferecer aos moradores das localidades, condições dignas de transitar. Além de trazer benefícios para a população com a melhoria do fluxo diário. Em sua segunda indicação o Parlamentar solicitou ao poder executivo, junto à Secretaria de Obras a manutenção da passarela localizada próximo ao campo no povoado Laranjeira, que segundo o vereador se encontra em situação precária e sua recuperação visa evitar acidentes.
A Vereadora Socorro Aguiar, apresentou indicação que solicitou do executivo a implantação da Procuradoria Especial da Mulher no Município, que tem como objetivo o fortalecimento da democracia, proteger os direitos das mulheres, além de combater a violência e descriminação.
O Vereador Amarildo Alves solicitou ao poder executivo junto à Secretaria de Obras, a recuperação do Beco ao lado da Escola Cincinato Ribeiro Rego, conhecido como beco do Antero, no Bairro Ladeira, a solicitação visa atender um pedido da própria comunidade, pois as más condições em que o beco se encontra gera transtornos e dificulta o trânsito de pedestres e veículos.
O Vereador Fernando Leal, em sua fala, disse ter recebido reclamações sobre o mau atendimento no Hospital Regional, e pediu que o diretor apure essa situação para uma melhoria no atendimento. O Vereador ainda pediu a Secretaria de Obras que seja feito o serviço de limpeza e capina na rua principal que liga o Bairro Boa Vista a São Domingos, onde o mato segue crescendo.
O Vereador Honorino das Estradas, fez um pedido de providências da gestão municipal para o serviço de pavimentação da rua Projetada no Bairro Murici, o Vereador ressaltou que é urgente a necessidade dos moradores e que aguarda uma atitude com melhorias. Ele ainda cobrou o funcionamento da UBS do povoado Tabocas e a conclusão da estrada vicinal que liga os povoados Armazém e Gonçal, e por fim agradeceu a gestão pela melhoria da iluminação no povoado formiga.
O Vereador Oleandro fez críticas e cobranças a gestão municipal, questionou a falta de compromisso da prefeitura em não atender pedidos encaminhados por ele. Em seu discurso, o Vereador citou um de seus pedidos que é a colocação de um quebra-molas na avenida do Carnaubal, além de outros requerimentos e indicações que, segundo ele, a Administração Municipal não está dando importância, questionou o Vereador.
Um dos assuntos abordados pelos parlamentares, foi a falta de rigor na fiscalização no parque do Nacional dos Lençóis Maranhense. Os Parlamentares afirmam que é muito importante que hajam ações efetivas do ICMBIO. Pois muitos estão desrespeitando as normas do parque, como a permanência e circulação de veículos em áreas não autorizadas que podem ocasionar a degradação ambiental e uma série de problemas no local que é a fonte de renda para muitas famílias da região. Um dos principais destinos turísticos do pais, e que pode se tornar Patrimônio Natural da Humanidade.
Um assunto também discutido entre os parlamentares, foi a educação. Com o início do ano letivo, a preocupação é que as aulas iniciaram, mas algumas escolas do município ainda não estão funcionando devido a falta de servidores. Já há reclamação por falta de merenda em algumas delas, com isso cobram do gestor municipal que tome providências para resolver a situação.
.