Câmara Municipal de Barreirinhas - Ma

Radar da Transparência
Acessibilidade Acessibilidade
Libras

Sessão Ordinária - 02 de maio de 2023 da Câmara Municipal de Barreirinhas

827d36c3 2d42 4071 808d 70b02da8f576

Foi realizada na tarde da terça-feira, dia 02 de maio, a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barreirinhas.

Ao iniciar os trabalhos a Presidente Irlanda Batista pediu um minuto de silencio pelo falecimento do jovem, Jobert Góes Rocha, filho de dona Denise, residente do bairro Canequinho. Todos e expressaram seus sentimentos a toda família e amigos.

Na pauta a Vereadora Sandra Via Box, apresentou um requerimento que solicita do executivo a criação de um centro de especialização odontológica pela rede pública de saúde, na justificativa Vereadora disse que uma das principais razões é o alto índice de pessoas a procura de tratamento especializado, diante isso é necessário a instalação de uma clínica odontológica para atender as demandas do municipio.
Ainda por meio de pedido verbal, a Vereadora solicitou a Secretaria de Educação a instalação de ventiladores na escola São Sebastião do Povoado Palmeira dos Ferreiras, para proporcionar conforto e bem-estar aos funcionários e alunos.
A Vereadora Cilene Melo, apresentou requerimento solicitando do setor responsável a iluminação, a manutenção e melhoria na iluminação pública dos Povoados São José dos Viúvos e São José das Varas, com objetivo de garantir maior segurança as comunidades, bem como para as pessoas que transitam na região.
Um tema bastante discutido no plenário, foi o da proibição de veículos não autorizados no Parque Nacional dos Lençóis, o que vem trazendo prejuízos ao setor do turismo e danos ambientais ao Parque Nacional, como é o caso dos UTVs. Cooperativas que trabalham com transporte credenciado cobram medidas da administração do parque para maior atuação, fiscalização e cumprimento das normas exigidas, também cobram da prefeitura ações para garantir que esses veículos não circulem na área urbana da cidade.
Todos os parlamentares se manifestaram em total favor das reivindicações do setor turístico e esperam que o governo municipal elabore um projeto de regulamentação e encaminhe a câmara para sua tramitação e votação. Para que essas medidas possam garantir a proibição de veículos não credenciados e principalmente a valorização das empresas formalizadas e qualificadas para oferecer mais segurança e melhorias significativas para a comunidade e visitantes.
Outro fator preocupante e que foi questionado pelo Vereador Ribinha do Sindicato é o de possíveis invasões em áreas do municipio. Em Barreirinhas já existem leis municipais proibindo o cultivos do eucalipto e da soja para a proteção da biodiversidade em toda a área territorial do município. E já tramita na Câmara um projeto de lei de autoria do próprio Vereador Ribinha do Sindicato, que dispõe sobre a proteção e preservação dos territórios tradicionais e do Meio Ambiente no Município, a proposta visa proibir o desmatamento, a comercialização e transporte da vegetação nativa, como também a proibição do plantio e expansão da monocultura em todo municipio, a Câmara formará uma comissão para acompanhar a situação que preocupa as comunidades Rurais.

O Vereador Irmão Filho, por meio de pedido verbal solicitou do executivo a construção de duas salas de aulas na escola do povoado cocal, e serviço de terra plantagem nas estradas que ligam os povoados, Cocal, Agua Fria e Bartolomeu, que estão com difícil acesso. O Vereador ainda pediu em caráter de urgência a manutenção e reforma do posto de saúde do povoado Cocal, e ainda cobrou a conclusão do portinho no Tapuio e a construção da passarela entre as comunidades Laranjeira e Aterro, e parabeniza a prefeitura por meio da sec. de esporte pela realização da final do Copão Rural de Futebol.
O Vereador Fernando Leal, realizou seu pronunciamento dando destaque a má gestão do poder público, destacou principalmente, as pendências de algumas obras não realizadas e esquecidas nas comunidades da zona rural, bem como o mal uso de recursos, como o royalties da Petrobras destinados à educação.
A Vereadora Socorro Aguiar, voltou a cobrar do executivo a reforma do porto da Maria Bastos, uma das principais travessias de acesso para os povoados da região das areis e ao Parque dos Lençóis e ainda cobrou o serviço de conclusão do posto de saúde do povoado Caboclo, segundo a vereadora as obras estão paradas desde a gestão passada e cobra providencias da atual gestão municipal para que essa importante obra seja retomada e concluída.

O Vereador Amarildo Alves, falou de sua participação na plenária realizada na última segunda feira, primeiro de maio que tratou da lei Paulo Gustavo, segundo Vereador, será criado um comitê municipal que irá acompanhar os recursos que o governo federal passará direto ao municipio, destinados ao Setor cultural. O objetivo é atenuar os prejuízos acumulados pelo setor ao longo da pandemia.
Ao final a vereadora Irlanda Batista, falou que a câmara estará reunida na segunda feira, dia 8 de maio com o Presidente Comissão Estadual de Turismo, Deputado Wellington Curso para debater assuntos relacionados ao turismo na região dos Lençóis, e fez um convite a todos para participarem das discussões que serão abordadas, a vereadora aproveitou a sua fala e faz um pedido verbal onde solicitou do executivo a colocação de um barco maior e com cobertura, para atender a população na travessia do porto da Maria Bastos.

ENDEREÇO

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
CNPJ: 06.217.954/0001-37

ATENDIMENTO

de Segunda a Sexta-feira, das 08h às 12h
faleconosco@cmbarreirinhas.ma.gov.br.
(98) 9 8741-1909

e-SIC

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
esic@cmbarreirinhas.ma.gov.br