Radar da Transparência
Acessibilidade Acessibilidade

Sessão Ordinária - 05 de dezembro de 2023 da Câmara Municipal de Barreirinhas

05dezembro

Na tarde dessa terça-feira, 05 de dezembro, foi realizada a sessão da câmara de vereadores de Barreirinhas.
Na pauta do dia, foram apresentados novos projetos de decreto legislativo.
De autoria da vereadora e presidente da casa Irlanda Batista, um projeto que dispõe o título de cidadão Barreirinhense para homenagear o Senhor Alexandre Leonel do Padro, Natural de Ribeirão Preto, São Paulo, residente em Barreirinhas desde 2017, com empreendimentos na área do turismo.
De autoria do vereador Carlos Dutra, um projeto que dispõe sobre a outorga de Título de Cidadão Barreirinhense, ao Senhor Manoel de Jesus Machado, natural de São Luís, é empreendedor autônomo na área de vendas desde 1995 em Barreirinhas e atualmente reside na cidade.
Quem apresentou também projeto de decreto legislativo, foi o vereador Cleudiomar da Fazendinha, que outorga título de cidadania Barreirinhense para homenagear o Sr. Inácio Cavalcante de Melo, Cearense já com residência em Barreirinhas e marido da Senadora Elisiane Gama.
Os projetos foram encaminhados para apreciação da comissão de legislação, justiça e redação final.

O vereador Mauriedson, apresentou uma indicação, que solicita a prefeitura que seja incluso dentro dos programas educacionais do município, a implantação de uma escola de música, o objetivo é a inclusão daqueles que não têm condições financeiras de pagar uma escola de música particular, e é um grande potencial para promover a educação musical entre os jovens e as crianças com hábitos sociais saudáveis em seu desenvolvimento.
O vereador Irmão Filho, também apresentou uma indicação, onde solicita ao executivo a construção de uma concha acústica ou similar na praça da família, de acordo com o vereador, a Praça tem sido o palco de inúmeros eventos e precisa de uma infraestrutura adequada para a apresentação das diversas expressões artísticas e culturais para a comunidade. A construção da concha acústica visa fortalecer essas atividades, proporcionando um ambiente mais adequado para a realização desses espetáculos, o vereador fala ainda em relação as denúncias de que estavam servido chibel na merenda da escola Arcângela Lourenço dos Reis na comunica Santa Maria, mas segundo o vereador que apurou as denúncias junto a direção da escola, constatou que se tratava de um trabalho elaborado pela escola para ensinar o preparo de algumas receitas culinárias aos alunos, receitas essas que são bem práticas e fazem parte do cotidiano das crianças, frisou o parlamentar.
Por meio de pedido verbal o vereador Ronin, solicita a prefeitura informações sobre a composição do conselho municipal de segurança pública, projeto já aprovado na câmara e também em relação as minutas do projeto que trará da criação da ouvidoria e corregedoria de segurança, e se já uma formação na composição dos membros do conselho ou uma atuação nesse sentido, para o aparelhamento da guarda municipal, dos sistemas de monitoramento e outras e ações voltadas à segurança pública do município. Ainda em seu pronunciamento o vereador destacou a atuação do secretário de obras Jorcelan em realizar algumas obras na cidade e povoados, como a recuperação da ponte da comunidade Macaco, iluminação pública no Guarimazinho, além da drenagem profunda na travessa 31 de março, melhoramento na rua Vinicius de Morais, piçarramento em ruas da Cacimba Seca e na estrada do povoado Barreira Velha, mas que ainda há muito o que se fazer, diz o vereador.
A vereadora Socorro Aguiar destacou a importância da segurança pública do município, essencial para que a prefeitura planeje iniciativas que possam ser integradas com a população que tratem também do aparelhamento, uma sede própria sobretudo, para a capacitação e atuação da Guarda Municipal, a vereadora ainda falou dos sérios problemas enfrentados pelo município principalmente na zona rural, como falta de infraestrutura em muitas estradas e iluminação pública, com sérios problemas encontrados nas comunidades, a vereadora questionou essas situações que governo municipal precisa resolver.
O vereador Fernando Leal, em pronunciamento agradeceu a Deputada Iracema Vale, por viabilizar o projeto de distribuição de água encanada no povoado Vigia, beneficiando mais de 100 famílias da comunidade, o vereador ainda chamou atenção da gestão municipal pelo serviço que vem sendo realizado na reforma da ponte do Baixão dos Júlios, conforme o vereador, a obra deixa em dúvidas quanto à qualidade da madeira que está sendo utilizada e isso preocupante e comunidade cobra, e pede a secretaria de obras que encaminhe uma equipe para fazer uma averiguação no local da obra e solucione o problema da ponte.
O vereador Honorino das Estradas, solicitou a prefeitura por meio de indicação verbal, a execução do serviço de melhorias na iluminação que é de grande necessidade da comunidade Jacu 1, e ainda falou das reclamações dos pais de alunos pela falta da merenda na escolar que vem ocorrendo na escola da comunidade Mandacaru e que a prefeitura venha resolver a situação e cobra qualidade e quantidade certa no fornecimento da merenda escolar.
A vereadora Cilene Melo voltou a cobrar a prefeitura a colocação das manilhas na rua do Pequi no povoado Sobradinho, via que dá acesso a comunidade São Roque, a vereadora pede medidas da prefeitura para resolver a situação para que a população seja prejudicada novamente no período das chuvas, além disso cobrou também a iluminação para o povoado Bonito e a reforma da ponte do povoado VARAS, enfatizou também a violência contra a mulheres, agressões que são contínuas onde as mulheres são atingidas por diversos tipos de violência, casos que só vem aumentando não só no Brasil mas também no mundo, conclui a vereadora.

faleconosco@cmbarreirinhas.ma.gov.br.
(98) 9 8741-1909