Câmara Municipal de Barreirinhas - Ma

Radar da Transparência
Acessibilidade Acessibilidade
Libras

Sessão Ordinária - 12 de dezembro de 2023 da Câmara Municipal de Barreirinhas

12dezembro

Ocorreu na tarde dessa terça-feira, 12 de dezembro, a última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barreirinhas do ano de 2023.

Antes do início dos trabalhos, a Presidente Irlanda Batista, pediu a todos os presentes, um minuto de silêncio pelo falecimento da jovem Alix Nascimento, servidora pública e também para o adolescente Gabriel Diniz Silva, que era estudante da rede municipal de ensino, os parlamentares transmitiram solidariedade aos familiares e amigos pela perda dos entes queridos.

Na Ordem do Dia, por unanimidade, a Câmara aprovou o Projeto de Lei de número 16/2023, de autoria do executivo, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual que estima a receita e fixa as despesas para o exercício de 2024, conforme o projeto, fica estimada a receita do município em R$ 336.906.917.33, para estabelecer as prioridades orçamentárias e as metas que deverão ser atingidas no próximo ano, o projeto agora retorna ao executivo para ser sancionado pelo Prefeito Municipal.
Ainda foram aprovados os seguintes Projetos de Decreto Legislativo pelo o plenário:
-De autoria do vereador Oleandro, projeto que Concede o Título de Cidadão Barreirinhense, ao senhor Edwilson Pereira Carvalho, pastor da Assembleia de DEUS Cristo Voltará de Barreirinhas.

-De autoria do Vereador Irmão Filho, o projeto que Concede o Título de Cidadão Barreirinhense, para homenagear o Sr. Elisvaldo dos Santos Sousa, pastor da Assembleia de Deus na comunidade Final da Pedra.

-De autoria do Vereador Daniel Junior, o Projeto que concede o Título de Cidadão Barreirinhense, para o Sr. Gleidson Vermem Brandão Pereira, gerente regional do Armazém Paraíba.

-De autoria do Vereador Carlos Dutra, o pPojeto que Concede Título de Cidadão Barreirinhense ao Senhor Manoel de Jesus Machado, empreendedor na cidade.

-De autoria da Presidente, Irlanda Batista, que concede o título de cidadania Barreirinhense ao Sr .Alexandre Leonel do Padro, empresário na área do turismo.

De autoria do Vereador Cleudiomar da Fazendinha, o Projeto que Concede Título de Cidadão para o Sr. Inácio Cavalcante de Melo, marido da Senadora Eliziane Gama.

O Vereador irmão Filho em seu pronunciamento fez um pedido verbal solicitando à Secretaria de Educação, a reforma e ampliação da escola Bequimão, na comunidade Santa Rosa, ainda agradeceu a gestão por trabalhos feitos em algumas regiões, como o posto de saúde que beneficia a população de Jabuti e toda região, também melhorias na iluminação da comunidade Santa Maria, reforma que vem fazendo na ponte do Baixão dos Julios, e parabenizou também a presidência da casa pelo trabalho e empenho que vem sendo feito nos avanços da câmara municipal.

O Vereador Oleandro, em sua fala, repudia a atitude do executivo em não atender muitos pedidos encaminhados por ele, requerimentos e indicações que segundo o vereador muitos desses pedidos são solicitações da própria população, que não receberam respostas por parte do executivo, o vereador ainda solicitou a secretaria de segurança pública que tome medidas e atur com mais rigor na fiscalização das caçambas que transportam materiais da construção civil, como areia e entulhos que não estiverem com as devidas lonas de cobertura em vias públicas. Solicitou atuação e medidas de prevenção, para que não venha ocasionar acidentes.

Já o Vereador Carlos Dutra, líder do governo, destacou alguns avanços do município, destacando o plano de cargos e carreira do funcionalismo público e a efetivação de agentes de endemias, são muitas as demandas, mas segundo o Vereador, houveram sim, avanços em alguns setores. O Vereador ainda destacou a fundamental importância do parlamento na contribuição para fazer um município melhor.

O Vereador Mauriedson em seu pronunciamento, agradeceu a gestão pelo apoio dado a professora Elen, na criação do coral de música municipal, que se apresentará nesse mês natalino na cidade. Parabenizou ainda o Sr. Zé Preto do Braço, pela 3ª posição no concurso da melhor farinha do maranhão, e ainda para o próximo ano pede muito respeito, equilíbrio nas ações de todos que estarão na disputa das eleições municipais e que Barreirinhas cresça e evolua sempre.

Já o Vereador Daniel Junior, agradeceu o executivo por ter atendido um pedido encaminhado por ele, que viabilizou a reforma da ponte da comunidade Baixão dos Julios, mas também cobrou resposta do município em relação ao contrato com a empresa que faria a retirada e o transporte dos resíduos sólidos, da área do lixão levando até Aterro Sanitário no município de Rosário e também cobra respostas sobre os valores do voucher do petróleo que são destinados ao município. O Vereador ainda chamou atenção pela falta da decoração natalina na cidade.
A Vereadora Sandra Via Box, destacou em sua fala os trabalhos e os encaminhamentos, pedidos e ações durante o ano, atendendo as diversas solicitações da população, o importante papel dos Vereadores. A Parlamentar pediuque haja acima de tudo respeito uns com outros e que o próximo ano seja de muito trabalho e muitos deveres a serem cumpridos.

A Vereadora Socorro Aguiar também parabenizou os agricultores Zé Preto E Dona Marinete, vencedores do concurso da melhor farinha maranhense, destaque para as comunidades Tapuio e Braço representando bem Barreirinhas. Ela falou também do empenho para os avanços do município que ainda há muita coisa a ser feita, há carências pela falta de políticas públicas efetivas, infraestrutura e ações importantes que possam realmente desenvolver o município.

Os parlamentares em suas falas aproveitaram a oportunidade para fazer um balanço de suas atividades no decorrer do ano, para que os trabalhos possam seguir com muita dedicação e empenho, a fim de garantir uma qualidade maior à toda população e por um município cada vez melhor, e ainda agradecem e desejam à todos um feliz Natal muitos avanços no ano que se aproxima.
Finalizando a Presidente Irlanda Batista em seu pronunciamento, também agradeceu o secretário de obras Jocerlan, pelo serviço da iluminação pública na comunidade Santa MARIA, parabenizou também as comunidades Tapuio e Braço pelo o prêmio da melhor farinha do Maranhão, e agradeceu cada colega parlamentar, cada colaborador da casa pela parceria, companheirismo, diálogo e desejou que o ano de 2024 venha com muitas coisas boas, muitas melhorias, que seja mais um ano de muitas realizações e desejou muita saúde, e um feliz natal e ano novo a todos os barreirinhense!

ENDEREÇO

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
CNPJ: 06.217.954/0001-37

ATENDIMENTO

de Segunda a Sexta-feira, das 08h às 12h
faleconosco@cmbarreirinhas.ma.gov.br.
(98) 9 8741-1909

e-SIC

Av. Joaquim Soeiro de Carvalho sn. Centro
Barreirinhas - Maranhão - CEP: 65590-000
esic@cmbarreirinhas.ma.gov.br